Automatização De Processos

Automatização De Processos

A evolução da tecnologia e novos conhecimentos possibilitaram o aprimoramento dos processos industriais, onde máquinas substituem o trabalho manual proporcionando a produção em larga escala. A otimização do fluxo de trabalho ajuda a sua empresa a ter um melhor desenvolvimento e, nesse quesito, a automação só vem a somar. Por meio dela, os processos poderão ser padronizados de uma maneira automática, diminuindo a necessidade de refações — que muitas vezes comprometem o progresso da empresa. Essa solução Inteligência artificial amplia a eficiência dos processos e maximiza a produção das empresas, com menor consumo de energia, diminuição de resíduos e possibilidade de erros, garantindo segurança e aumento no desempenho. Graças à automação industrial de manufatura, a fábrica do futuro será mais eficiente na utilização de energia, matéria-prima e recursos humanos. Com equipamentos de automação, é possível obter uma qualidade de produto confiável e uniforme usando dispositivos de controle de hardware em tempo real.

Desde empresas de pequeno porte até multinacionais, as organizações necessitam de algum tipo de equipamento ou sistema que apoie seus processos produtivos. Agora imagina um funcionário em uma linha de produção, fazendo por horas o mesmo trabalho? Ao longo do tempo ele vai ficando cansado e sua produtividade caindo e consequentemente começa a ficar descuidado.

Esta iniciativa teve um apoio de empresas de tecnologias, universidades e de diversos centros de pesquisas alemãs. Por meio dela, as indústrias conseguem melhorar os processos e, dessa forma, alcançar melhores resultados, mantendo a qualidade e eficiência nas linhas de produção e ainda assim aumentando os lucros. Devido aos avanços constantes no campo da automação industrial, os profissionais devem se adaptar, pois com indústrias completamente automatizadas, ao mesmo tempo que novas demandas irão surgir, muitas deixarão de existir. O termo Indústria 4.0 se refere às novas tecnologias voltadas para a automação e controle da informação dos processos industriais.

Foi nessa época, também conhecida como anos dourados, que o termo automação começou a se popularizar. A quarta revolução industrial foi “prevista” em Hannover, na Alemanha, e cita a existência de uma indústria interconectada, inteligente, automatizada e autônoma. Já deu para perceber que ao aderir a automação industrial, você entra de vez na jornada da indústria 4.0, certo?

O que vem a ser automação?

Controle De Produção

Outro ponto do mapeamento de processos é que ele permite compreender quais são as etapas sequenciais para a automação de compras. Depois de se aprofundar nos objetivos, é hora de mapear todos os processos atuais da sua área de compras. A partir dessa análise profunda, é possível definir que tipo de recursos a solução de automação deve ter para aumentar as chances de sucesso.

Rf Admitância: A Evolução Da Tecnologia Capacitiva

Esse modelo de automatização evoluiu para a forma aberta, ampliando o seu alcance e melhorando vários processos em simultâneo. Isso otimiza o tempo, diminui custos e melhora a qualidade da produção com processos mais confiáveis e padronizados. Você vai entender como a automação tem evoluído na indústria e conferir 7 vantagens que ela pode proporcionar ao seu projeto.

Para entender a diferença, basta comparar um ar-condicionado (automação) a um ventilador (automatização). Enquanto o primeiro mede a temperatura e faz ajustes por conta própria, o outro depende diretamente da ação humana para estabelecer os parâmetros que guiam seu funcionamento. Resumidamente, são reduzidas as funções do operador que antes precisaria apertar botões na máquina, mover o saco, depositá-lo na esteira e dar outro comando para acioná-la. Como consequência dessa relação, há a possibilidade de se flexibilizar a produção, isto é, adequar a quantidade de mercadorias fabricadas de acordo com as oscilações de consumo, característica do sistema Toyotista. Além disso, os donos dos meios de produção intensificam os seus lucros, uma vez que diminuem os seus gastos com salários e direitos trabalhistas. GRSA – Compass Group optou pelo Mercado Eletrônico para automatizar a gestão da área de suprimentos que, atualmente, transaciona mais de 120 mil pedidos/mês.

Sendo assim, é importante que você compreenda que a automação pode se tornar uma grande aliada nesse setor. Além disso, com o auxílio da automatização de processos, é possível ter um controle maior sobre o estoque, o que evita que compras em excesso sejam realizadas e elimina a necessidade de fazer aquisições de última hora. A automação autoatendimento consiste em tornar automáticos os processos que controlam e comandam a rotina de uma empresa, a fim de otimizar as atividades. Independentemente do porte da empresa, é possível automatizar a produção, reduzir custos e aumentar os ganhos. Os primeiros sistemas automatizados eram fechados, ou seja, controlavam processos isolados.

Mais Segurança Nos Processos

O equipamento de automação reduz as operações periódicas ou manuais e estabelece as condições de trabalho automáticas. A linha de montagem e a produção de carros de massa foram as primeiras desse tipo no mundo. Ela reduziu o tempo de montagem do carro de 12 horas por carro para cerca de uma hora e meia por carro.

publicado
Categorizado como dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.