A FIFRA também proíbe a venda de dispositivos de pesticidas com marca incorreta. Sim, a EPA está autorizada a tomar medidas coercivas para impedir a venda ou distribuição de desinfetantes com alegações falsas ou enganosas em suas etiquetas. Se você vir “sim”, significa o produto está qualificado para uma declaração de patógenos virais emergentes. Para fazer isso, um produto deve ser eficaz contra um vírus mais difícil de matar do que o SARS-CoV-2 (COVID-19).
Cuidado com misturas a partir de desinfetantes
O hipoclorito de sódio puro ou diluído pode ser usado nos vasos das plantas ou borrifadas nas folhas das plantas, ralos ou água do vaso sanitário, por exemplo. Ela fica restrita aos laboratórios e hospitais, que precisam de assepsia total para diminuir o risco de contaminações. Nesse caso, recorre-se à emissão de raios ultravioleta para acabar com os microrganismos. Na análise de concentração de tensoativo catiônico, que é o ativo responsável pelo controle dos microrganismos na solução, foi permitida uma variação máxima de 15%, em relação ao que consta na embalagem. É o que determina a norma RDC n°59, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Rótulos e embalagens: o que você precisa saber
A comprovação da eficácia varia em função da destinação do produto (uso geral ou hospitalar, por exemplo). Por sua vez, somente empresas devidamente autorizadas pela Anvisa e licenciadas pelos órgãos de vigilância sanitária locais (licença ou alvará sanitário), podem solicitar o registro. Também é importante conhecer as técnicas de limpeza, partindo da premissa de que primeiro é preciso limpar para depois desinfetar. Henrique Sperdutti Orsini, gestor comercial e de marketing da Archote Indústria Química, diz ser importante compreender a percepção do cliente para o produto desinfetante.
Preciso registrar produtos desinfetantes na EPA para importá-los?
As empresas com um envio pendente podem entrar em contato com a EPA por e-mail com o número de rastreamento CDX para solicitar uma atualização do status de envio. Leia nosso infográfico sobre como usar desinfetantes com segurança e eficácia (PDF). A orientação acima mencionada (que é um esforço conjunto da EPA e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças) ajudará você a planejar as superfícies a serem desinfetadas e as que requerem limpeza de rotina. Ele também fornece orientação sobre como manter esses esforços ao longo do tempo.
Ou seja, a casa pode até ficar perfumada, mas não estará completamente livre dos microrganismos. No entanto, quando o hipoclorito de sódio é usado dentro das recomendações, é seguro para a saúde e a água tratada pode até ser oferecida para bebês e crianças. Em caso de dúvida, no caso das crianças, o recomendado é oferecer água mineral devidamente lacrada. Nesse caso, a diluição permitirá a limpeza das superfícies, que consiste em remover a sujeira grossa e perfumar o ambiente. Com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a limpeza e desinfecção da casa.
Os desinfetantes são bons aliados na limpeza da casa e saber como funciona a química desses produtos é importante para que a sua utilização tenha a eficácia desejada. Com informações detalhadas, você ainda diminui o risco de possíveis alergias, irritações e/ou intoxicação. Para tratar a água em casa e torná-la potável se pode usar vários métodos, como fervura, filtragem ou utilização de produtos para desinfecção química, como água sanitária, pastilhas ou… Para desinfectar superfícies e eliminar vírus e bactérias, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda misturar 4 colheres (de chá) de hipoclorito de sódio (equivalente a 1 colher de sopa), por cada 1 litro de água a utilizar.
O glutaraldeído (1,5 pentanodial) foi inicialmente proposto como agente antimicrobiano no início da década de 60 então, tem sido amplamente utilizado na Odontologia e Medicina como desinfetante de imersão. Os desinfetantes funcionam através da destruição da parede celular do micro-organismo ou por interferência em seu metabolismo. Contudo, a eficácia de cada um desses métodos variará de acordo com a intensidade da infecção e o tipo de superfície a ser tratada. A água de coco hidrata, purifica e desintoxica o corpo, sendo útil para combater a ressaca, baixar a pressão arterial e melhorar a digestão. Confira mais benefícios da água de coco para a saúde e algumas receitas saudáveis.
O uso inapropriado ou excessivo desses materiais pode agravar, por exemplo, doenças alérgicas de pele, como dermatite atópica, ou alergias respiratórias, tais como rinite e asma. O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas define “doenças infecciosas/patógenos emergentes” como aqueles “que apareceram recentemente em uma população ou existiram, mas estão aumentando rapidamente em incidência ou área geográfica”. Consulte o Guia do consumidor da EPA para dispositivos de pesticidas para mais informações sobre a regulamentação de dispositivos.
Siga as instruções do rótulo para deixar os vegetais de molho, diluindo o produto em água. Afinal, ter contato com micróbios pode causar várias doenças nas pessoas e em animais domésticos. Por serem capazes de matar germes, os alvejantes são produtos desinfetantes, mas nem todo desinfetante é um alvejante. Desinfecção é o processo químico que destrói a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados base de desinfetante e superfícies, com exceção de esporos bacterianos, que são as estruturas capazes de gerar novos organismos. Alguns produtos químicos terão limites de exposição do trabalhador (ocupacionais) desenvolvidos para eles, geralmente porque são voláteis o suficiente para ficar no ar e ser inspirado. As substâncias nocivas presentes no desinfetante são chamadas de Vocs (Compostos orgânicos voláteis).
Os artigos tratados não podem afirmar que são eficazes contra vírus e bactérias que causam doenças humanas. Esta coluna informa os tipos de superfícies nas quais o desinfetante pode ser usado (por exemplo, superfícies não porosas, como maçanetas ou balcões de aço inoxidável ou superfícies porosas, como tecido). Esta coluna fornece informações sobre como você pode aplicar o produto. Ao usar um desinfetante registrado na EPA, siga sempre as instruções da etiqueta na embalagem do produto. Esses produtos podem ser comercializados e vendidos sob diferentes marcas que você conhece mais nas prateleiras; portanto, recomendamos que você compare as duas primeiras seções do número de registro da EPA para encontrar um produto nesta lista. A maneira mais fácil de encontrar um produto nessa lista é digitar os dois primeiros conjuntos do Número de registro EPA na barra de pesquisa acima da lista de produtos.
Você pode desinfetar o chão da cozinha usando o produto da sua preferência, mas evite passar produtos muito fortes na pia e nas bancadas. Isso porque o contato do desinfetante com alimentos pode causar intoxicação. Para limpar essas superfícies, você pode usar detergente comum, vinagre ou álcool 70%. O desinfetante é uma solução composta por substâncias microbicidas, ou seja, capazes de eliminar os microrganismos causadores de doenças. A ação antisséptica do produto é obtida por meio de efeito químico ou térmico. O desinfetante é um produto usado por sua ação química, térmica ou radiotiva contra micro-organismos causadores de doenças.
Os desinfetantes que contêm compostos de cloro em sua composição são uns dos mais efetivos na desinfecção. Afinal, eles são efetivos contra vírus resistentes, esporos, fungos e bactérias. Cada princípio ativo de um desinfetante possui uma finalidade e funcionalidade. Assim, conheça os mais comuns e utilizados seja em grandes empresas ou em domicílios.
Ela tem o índice de dureza, ou seja, pode conter muito metal pesado, ou microrganismos. Sem dúvida, a prioridade fica com o poder de desinfecção, sobretudo na área da saúde. A legislação sanitária divide os saneantes com ação antimicrobiana por categorias.