Principais Benefícios dos Cogumelos

Principais Benefícios dos Cogumelos

Com valor calórico bem pequeno, os cogumelos mais consumidos possuem além de sabores irresistíveis, uma alta importância nutricional, pois são ricos em proteínas, fibras alimentares, vitaminas, minerais e carboidratos. Em segundo lugar, listamos o que talvez seja o principal ou mais conhecido cogumelo.

Os cogumelos contêm uma substância chamada ergosterol, que produz a vitamina D2, que é responsável por aumentar os níveis de vitamina D no sangue. Os cogumelos são uma boa pedida para celíacos, já que é um alimento que não contém glúten. Os cogumelos variam em aparência, já que existem mais de 10.000 tipos. Muita gente acha que cogumelos são plantas, mas eles são fungos, organismos pertencentes ao Reino Fungi. Não é à toa que estudiosos da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, prescrevem o alimento inclusive no café da manhã – eles testaram e aprovaram essa recomendação se o objetivo é prolongar a saciedade. O fato é que, não importa a refeição, os cogumelos estão aí para ficar e brilhar.

Neste vídeo, Paula Lumi, do canal Presunto Vegetariano, ensina como fazer cogumelo xadrez. O cogumelo que tem uma haste ou tampa vermelha, conhecido como Cogumelo Mágico, contém psilocibina, substância causadora de alucinações visuais e auditivas. Se for cozinhá-los, não faça isso em alta temperatura, seja no fogão ou micro-ondas, pois provocará a perda dos seus nutrientes solúveis em água (vitaminas B e potássio). Trufa– este cogumelo é uma iguaria rara, cara e sofisticada, servida em restaurantes chiques. Shitake – bem utilizado como substituto da carne, por sua textura, consistência e sabor.

Alimentação Ideal

Sem mencionar as espécies menos populares, como o Erynguii, o Pleorotus Salmão, o Portobelo, o Nameko, entre outros. , você atendeu às suas necessidades diárias de vitamina D e deu uma vantagem à saúde dos seus ossos. também são um substituto excelente e satisfatório para a carne vermelha em qualquer prato, eliminando calorias, gordura e colesterol da equação. Informações sobre alimentação saudável, sustentabilidade e a importância de uma vida ativa.

As primeiras evidências do uso de cogumelos com propriedades medicinais surgiram na Ásia, estando esta prática profundamente enraizada na cultura oriental, onde os cogumelos já eram venerados a tempos. Em seguida, adicione os cogumelos fatiados e refogue até secar a água. Existem cogumelos comestíveis, alucinógenos e venenosos, e é sobre os primeiros que vamos falar hoje. Eles são fungos superiores, sem clorofila e não têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento. Aqui no blog o que não falta são receitas saudáveis para todos os gostos com cogumelos.

O cogumelo Shiitake é o que apresenta maiores quantidades de ácido fólico. Isso o torna um forte aliado para a boa saúde da gestante e do bebê, pois impede a má formação do feto, evita problemas neurológicos no feto, ajuda na formação do tubo neural do bebê, além de impedir que o bebê nasça com autismo. Os cogumelos selvagens com guelras brancas ou um anel ao redor do caule, não são comestíveis, pois contêm toxinas e são venenosos. Em estado natural , é rico em vitaminas do complexo B; possui a propriedade de estimular a produção de insulina, de anticorpos e da hemoglobina, melhorando o metabolismo do corpo. Por causa da textura delicada dos cogumelos, eles devem ser limpos com cuidado e suavidade, em água corrente leve e bem escassa para tirar qualquer resíduo de sujeira.

Shiitake

Além disso, o consumo de fibras é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, o que também pode colaborar para o controle do peso. As fibras também podem ser boas aliadas para quem sofre de diabetes tipo 1 e 2, já que elas podem ajudar a controlar o nível de glicose e de insulina no sangue. O selênio também é responsável pela melhora do sistema imunológico, já que estimula a produção de linfócito T citotóxico, um composto responsável por matar células que possam ameaçar o bom funcionamento do nosso organismo” os cogumelos podem ser feitos grelhados, fritos, assados, refogados e ainda podem ser combinados com vegetais, legumes, macarrão e o que mais sua imaginação permitir. Houve também uma redução da inflamação devido ao consumo de cogumelo.

Ainda estamos bem atrás da China e vizinhança, mas, em um contexto de busca por receitas mais nutritivas e sustentáveis, os cogumelos têm tudo para se espalhar pelo país. É fonte das vitaminas B2, que participa do metabolismo de proteínas, açúcares e gorduras, e B3, redutora do colesterol. “O pleurotus salmon possui esta atividade comprovada contra certas bactérias por conter a substância pleurotina”, explica biotecnóloga Priscila Credendio, mestre em Ciência dos Alimentos. Segundo a bióloga Sascha Habu, o shitake, o funghi e o cogumelo dourado também possuem ação antimicrobiana. O cogumelo que possui maiores quantidades de beta-glucanas é o cogumelo-do-sol, Agaricus brasiliensis. “Acredito que em torno de 250 a 300 gramas por semana seja interessante para uma alimentação balanceada”, estima Priscila Credendio. O excesso do alimento não acarreta problemas para a saúde, a única questão é que algumas pessoas podem ser alérgicas.

Como Consumir

Os especialistas não são unânimes em apontar uma quantidade adequada de ingestão dos cogumelos. “Até porque, deve-se levar em conta uma série de fatores, como o biotipo da pessoa, a idade e o quanto ela prática de cogumelos atividade física”, pondera a nutricionista Cristiane Schüler Monteiro, professora da Universidade Federal do Paraná. Por isso, é recomendável procurar um especialista antes de incluir esses alimentos no cardápio.

Assim como qualquer alimento, os cogumelos podem perder os nutrientes quando são cozidos por muito tempo. Antes de preparar, limpe os cogumelos com um pano seco ou papel-toalha para tirar o excesso de terra.