Prazo para concluir processo para tirar a CNH foi ampliado para 18 meses Entenda!

Para isso, o candidato deve ser penalmente imputável (ter 18 anos), saber ler e escrever e possuir documento de identificação e CPF. Hoje, para tirar a primeira CNH, motoristas e motociclistas devem ter mais de 18 anos, aptidão física e mental e passar em uma prova escrita e uma prática de direção. Antes do exame, no entanto, são obrigatórias aulas práticas, que correspondem a cerca de 80% do custo. Como visto, parte do procedimento para emissão envolve exames médicos, como o toxicológico para quem deseja a carteira nas categorias C, D ou E.

É possível tirar a CNH em 2 meses?

Quem tiver que realizar aulas apenas aos sábados, por falta de tempo, terá que entender que haverá maior demora para finalizar as aulas. Isso é válido para todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal e também estende para quem deseja adicionar categoria na CNH. A norma foi assinada por Renan Filho, presidente do Conselho e ministro dos Transportes. Essa alteração é um alívio para cerca de 2 milhões de brasileiros que, por diversos motivos, encontravam-se em situações complicadas para obtenção da cnh facilitada CNH ou conclusão do processo em questão em 2023.

A preparação para a prova pode ocorrer através das simulações que os cursos teóricos oferecem. Além disso, é recomendado que as aulas sejam marcadas em horários que ainda não tenham sido preenchidos, assim não implicará no atraso das suas aulas com movimentação da autoescola, tempo de acomodação, etc. Sua duração, então, vai depender bastante da disponibilidade do próprio aluno para agendar e frequentar as aulas.

A idade mínima para obter a carteira de motorista pode diminuir se um Projeto de Lei, apresentado em fevereiro de 2023 na Câmara dos Deputados, for aprovado. O resultado dos exames é informado no mesmo dia ao candidato, assim como o motivo de reprovação, caso aconteça. Se considerado apto, o candidato poderá escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran para iniciar as aulas de legislação. Nessa etapa, o futuro motorista será testado na hora de pegar na direção.

Os carros elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil em novembro de 2024

Para a mais comum, a categoria B, é possível finalizar o processo em cerca de três meses. O tempo médio para tirar a CNH varia entre algumas semanas há meses. Isso porque esse processo envolve aulas teóricas, práticas e a realização de exames, conforme as normas locais de trânsito, totalizando normalmente um período maior que dois meses.

…Faze tudo só pra tirar um documento que permite dirigir é a maior desgraça. Para agendamento do exame prático de Direção Veicular, é necessário efetuar o pagamento do DAE do Exame de Direção. O exame é marcado pelo Centro de Formação de Condutores e o dia, horário e local de realização da prova é escolhido pela Delegacia de Trânsito de cada cidade. O Curso de Legislação é obrigatório e o candidato deve cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito.

Esse é um processo que vai envolver muito aprendizado e responsabilidade, por isso não recomendamos que etapas sejam puladas. Uma boa autoescola vai preparar você para os desafios das provas teórica e prática além de fazer com que o caminho até a sua habilitação seja mais rápido. Pesquise sobre a qualidade do ensino e a satisfação dos alunos anteriores. Tirar a CNH é uma jornada que exige dedicação, paciência e um pouco de tempo, mas vale cada minuto investido. Como já mencionado anteriormente, a duração do processo pode variar de pessoa para pessoa, mas, em média, leva de 3 a 6 meses para concluir todas as etapas e ter sua carteira de habilitação em mãos.

Honda apresenta motor que pode revolucionar futuros modelos de motos

“Após ser aprovado nesses exames, o candidato passa por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, começa as aulas práticas”, explica Mariano. No meio da pandemia causada pelo Coronavírus, os Detrans, da maioria dos estados brasileiros, paralisaram seus atendimentos e suspenderam as aulas teóricas e práticas para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O candidato que está com o processo em aberto, porém, poderá concluí-lo em 18 (dezoito) meses e não em 12 (doze) meses como previa a legislação de trânsito. O tempo necessário para tirar carteira de motorista pode variar de acordo com a categoria da CNH e da disponibilidade do aluno para fazer as aulas e os exames.

A Deliberação altera a Res.789/20, que consolida normas sobre o processo de formação de condutores  no Brasil. Além disso, esse tempo pode variar bastante por conta da disponibilidade da autoescola para o agendamento das aulas. Esse documento é obrigatório para todos os cidadãos que desejam dirigir um veículo automotor nas vias brasileiras. Não é possível tirar a CNH antes dos 18 anos, mesmo se o jovem for emancipado. Por esse motivo, a emancipação ocorre em alguns casos, como em casamentos ou declaração feita pelos pais em cartório, mas não se aplica ao CTB.

E ainda, é importante ter os documentos necessários, pagar as taxas envolvidas e muito mais. Em seguida, você deve realizar o exame teórico, prova que avalia o seu conhecimento sobre as leis de trânsito. Se você for aprovado, poderá marcar as aulas práticas e, posteriormente, o exame prático, que avalia a sua habilidade de dirigir.

Quais são as etapas do processo para a obtenção da CNH?

Com isso, os candidatos terão até 31 de dezembro de 2024 para se formarem condutores nas categorias desejadas. São 10 aulas no total para o curso teórico e elas duram cerca de 4 horas cada uma. A carga horário do curso prático de direção veicular varia de acordo com a categoria de CNH (A, B, C, D ou E) e com o tipo de processo (habilitação ou adição de categoria). Depois dessas etapas, o candidato faz a prova prática ao volante do carro. Ser aprovado de primeira tanto na prova teórica quanto na prática acelera o processo, enquanto precisar de uma nova tentativa pode aumentar o tempo total.

O exame médico é para avaliar a sua aptidão física e mental para dirigir. O exame psicológico é para avaliar a sua capacidade de compreender e respeitar as leis de trânsito. Logo após as aulas, o candidato realiza uma prova teórica com 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões). A organização da documentação é uma das ações essenciais no processo de obtenção da CNH e pode impactar significativamente a agilidade com que você conquista sua carteira de habilitação.