Os benefícios pedagógicos que o esporte pode trazer Brasil

Os benefícios pedagógicos que o esporte pode trazer Brasil

Almeida e Gutierres (2009) cita que o esporte é uma forma de sociabilização e de transmissão de valores. Portanto, observa-se que o esporte possui amplas repercussões, sendo um fenômeno que possui uma linguagem universal. A cada dia cresce a importância do esporte como ferramenta de inclusão social; segundo a ONU, o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial (LIMA, 2010). Nos estudos realizados sobre a temática da pratica esportiva desenvolvida em projetos Senhor Esporte sociais, percebe-se que as crianças e adolescentes gostam da prática esportiva e se interessam por ela, procuram uma ascensão social por meio do esporte e são estimulados à convivência social. Para os pais, a participação de seus filhos nesses projetos está relacionada com a formação de caráter e de comportamento, bem como no afastamento da ociosidade e do consumo de drogas, propiciando o objetivo de melhorar de condição de vida. O esporte educativo acontece principalmente no ambiente escolar, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento integral da criança.

Os métodos pedagógicos utilizados rotineiramente no ensino da pratica esportiva, contribuem para o ensino do esporte, apesar disso a dificuldade dos professores e técnicos torna-se visível devido às muitas teorias que não convergem. Conforme Freire (2000, p.91), os professores incumbidos de ensinar esportes não se sentem suficientemente convencidos de que é possível ensiná-los. É impossível datar precisamente o surgimento do esporte, mas acredita-se que o ser humano está interligado à prática esportiva desde os primatas, quando tinham que sobreviver, fugir de predadores, caçar e disputar por territórios. Certamente uma das maiores descobertas que ajudou o homem a se tornar o ser dominante no planeta é o arco e flecha e postula-se que, depois da alimentação, a mais antiga forma de atividade humana é a que hoje se conhece por esporte (GUTTMANN, 1978).

O que podemos falar sobre os esportes?

O Críquete é um esporte de campo e taco no qual duas equipes com 11 atletas se enfrentam. Estima-se que o futebol possua mais de 4 bilhões de espectadores, espalhados pelos 7 continentes. Em relação aos riscos à saúde, Becker (2000) cita as lesões e o estresse, sendo que este último pode chegar a acarretar o burnout2 nos atletas infantis. “Burnout é uma resposta psicofisiológica exaustiva que se manifesta como um resultado de uma frequência, muitas vezes excessiva, e geralmente com esforços ineficazes na tentativa de conciliar um excesso de treinamento com exigências da competição”  (SAMULSKI, 2002, p. 349). O esporte pode ser usado como algo atrativo, já que em suas características ele trabalha com a fantasia da vitória, do sucesso e também da diversão.

Desta forma, justifica-se a realização deste trabalho, com o propósito de estudo aprofundado na discussão dos benefícios que o esporte, sendo apresentado como mais uma alternativa na formação de adolescentes e jovens. Nesta faixa etária as crianças devem ser incentivadas a desenvolverem a coordenação motora. Brincadeiras, jogos ativos e modalidades como a natação, as danças e os esportes coletivos são os mais indicados.

Família e Escola

Isto é, as 20 equipes se enfrentam, com um jogo em casa e um fora contra cada adversário, resultando num total de 38 partidas para cada equipe. Geralmente é um documento produzido pela federação internacional que comanda a modalidade e, a partir desse documento, todos os países seguem as mesmas regras. Por exemplo, as regras do futebol são publicadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e pela International Football Association Board (IFAB), normalmente no idioma inglês e as vezes também em outros idiomas, como francês e espanhol. A regra é o documento que define como determinado esporte deverá ser praticado em todo o mundo.

Como é feita a classificação dos esportes?

O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada. Muitos pais ficam em dúvida sobre qual é a atividade física mais indicada para as crianças e os adolescentes. Então confira as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para acertar na escolha do melhor esporte para o seu filho.

Na ânsia da modernidade em responder as necessidades humanas, focou-se os esforços nas conquistas da ciência e da tecnologia, consequentemente hipervalorizando o que é mais palpável, atribuindo valor econômico a tudo o que pode ser produzido e da maneira mais rápida possível (TOURAINE, 1994). Para este trabalho foi aplicada o tipo de pesquisa exploratória, a qual objetiva proporcionar maior familiaridade com o problema em estudo para torná-lo mais explícito. Esse tipo de pesquisa é bastante flexível a fim de possibilitar a consideração dos mais variados aspectos relativo ao problema de investigação (GIL, 2007).