Os homens sempre tentaram tornar a si mesmos e a vida melhor usando ferramentas. Das armas da Idade da Pedra às bombas de fusão dos dias modernos, a tecnologia já percorreu um longo caminho. Esses avanços tecnológicos não apenas deixaram sua marca no armamento ou no departamento médico, mas também penetraram no mercado doméstico. Como você pode ver, então, o design do aspirador de pó estava em ação em meados do século XIX.
Hoover fez outras melhorias no aspirador de pó da Spangler ao longo dos anos, pois costuma-se dizer que o modelo original da Spangler se assemelhava a uma gaita de foles presa a uma caixa de bolo. Spangler permaneceu na Hoover Company como superintendente, nunca se aposentando oficialmente. Spangler morreu em janeiro de 1914, na noite Aspirador Rainbow anterior às suas primeiras férias. A prima de Spangler, Susan Hoover, era casada com o empresário William Hoover, que sofria algumas de suas próprias frustrações financeiras na época. Hoover fabricava e vendia selas, arreios e outros produtos de couro para cavalos, assim como os automóveis começavam a substituir os cavalos.
O aparelho, construído em madeira e lona, funcionava de forma manual através da ação de uma manivela que bombeava o pó para dentro de um pequeno recipiente. Este aparelho foi batizado como “Whirlwind” e era vendido, na época, por 25 dólares.Só em 1901 é que aparece o primeiro aparelho que criava vácuo. O seu funcionamento baseava-se apenas na sucção criada por uma bomba de êmbolo através de longos tubos com bocais nas suas extremidades. O aparelho possuía também um filtro de pano e os resíduos eram depositados numa embalagem fechada.
Por definição, um aspirador de pó (também chamado de aspirador ou aspirador ou varredor) é um dispositivo que usa uma bomba de ar para criar um vácuo parcial para aspirar poeira e sujeira, geralmente dos pisos. A Hoover criou uma máquina provida de um cabo com um saco de lixo fixado e com rodas. Já a Electrolux incluiu o saco numa caixa provida também de rodas e de grande maleabilidade. Quando a electricidade se tornou mais comum nos lares, Booth inventou um motor eléctrico para o vácuo que era bem mais pequeno e eficaz do que o anterior. Em 1926 iniciou a comercialização deste modelo, chamado “Goblin”, que já tinha rolos de cerdas para ajudarem a desprender a sujidade. Outro modelo 2 em 1 que pode ser utilizado na vertical ou como aspirador de mão, o aspirador tem recipiente móvel e lavável, diversos tipos de bicos e é útil para limpeza do dia a dia.
Por esse motivo, houve uma mudança total na maneira como vemos e encaramos o hardware desse tipo em geral. Em setembro de 2017, os aspiradores que consumam mais de 900 watts e passem os 80 decibéis deixam de ser vendidos no mercado. Esta medida vai possibilitar que os efeitos nocivos para a saúde, como a poluição sonora e a reemissão de poeira, sejam evitados.
Mas quem olha essa pequena máquina cheia de tecnologia passeando pela casa e aspirando sozinha poeira e sujeiras não imagina a trajetória desde os primeiros protótipos do eletrodoméstico. A Air-way Sanitizor Company, que começou em Toledo, Ohio, em 1920, lançou um novo produto chamado saco descartável de “fibra de filtro”, o primeiro saco de papel descartável para aspiradores de pó. A Air-Way também criou o primeiro aspirador vertical de 2 motores, bem como o primeiro aspirador de “bocal de potência”. A Air-Way foi a primeira a usar um selo no saco de sujeira e a primeira a usar um filtro HEPA em um aspirador de pó, de acordo com o site da empresa. Spangler estava trabalhando como zelador na Zollinger Department Store, em Ohio, quando a ideia de um aspirador de pó elétrico portátil lhe ocorreu.
Robô: objeto de desejo
Embora fosse mais leve e acessível que outros aspiradores de pó na época, ainda pesava 14 kg. Hoje, o aspirador de pó faz parte do arsenal de limpeza de muitas casas, principalmente após o início da quarentena em decorrência da Covid-19. O mercado do modelo robô, um dos mais modernos, registrou uma explosão de crescimento em 2020, com faturamento de 372,7% de janeiro a setembro daquele ano em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a consultoria GfK.
Surto de dengue nas Américas pode ser o pior da história, alerta Opas
As patentes desta invenção foram concedidas a Booth em Fevereiro e Agosto de 1901.Este aspirador era de grandes dimensões, sendo necessário ser transportado por uma carroça a cavalos, o que impedia a sua comercialização a nível doméstico. Talvez por isso Booth tenha criado uma empresa de limpeza que ia à casa dos seus clientes. Em 1926 iniciou a comercialização deste modelo, chamado “Goblin”, que já tinha rolos de cerdas para ajudarem a desprender a sujidade.Desde então todos os aspiradores seguintes usaram o conceito de Booth modernizando os aparelhos e tornando-os mais funcionais.
Curiosidades que, provavelmente, você não sabia sobre aspirador de pó
O aspirador tem uma escova rotativa que ajuda a remover pelos de tapetes e carpetes. A potência é de 2.000 W e ele conta com um tubo destacável que permite que ele seja usado em locais mais apertados. Tem 1.100 W de potência, coletor de pó translúcido, que ajuda a ver a capacidade de armazenamento, cabo com 4,5 metros de comprimento e acessórios para diversos tipos de limpeza. Hoje, existem muitos designs diferentes e tanta tecnologia envolvida e esta é uma das razões pelas quais os aspiradores de pó se tornaram novas maravilhas.
O aspirador, entretanto, deve ser uma das inovações mais poderosas da história humana recente. Pense em como a vida e a medicina seriam desafiadoras se não tivéssemos um meio de conter e matar a poeira, germes e bactérias que se espalham ao nosso redor. Modelo tradicional com grande capacidade de armazenamento (12 litros) e vários bocais. Tem rodas para facilitar o transporte e, além de aspirar, também é capaz de soprar, o que permite que ele seja usado para remover folhas e até para acender churrasqueira. Outro ponto que merece atenção é o tipo de piso e algumas particularidades da sua casa, como a presença ou não de pets e a distância para tomadas, aponta Eduardo Tafa, presidente-executivo da empresa de higienização Sofá Novo de Novo.
Pousou um lenço em cima de uma cadeira que estava coberta de pó e encostou a sua boca à parte de cima do lenço aspirando ar através dos mesmos, várias vezes. Quando levantou o lenço e viu o pó preso da parte de baixo do mesmo, percebeu que a sua ideia funcionava. Com a eletricidade se tornando mais comum nas casas, Booth criou depois um motor elétrico para o vácuo, bem menor e mais eficaz do que o anterior. Em 1912, o fundador da Electrolux, Axel Wenner-Gren, lançou o LUX 1, um aspirador de pó com um motor de turbina para um fluxo de ar mais eficiente.