O que é a psicoterapia e quais são os principais tipos de abordagem?

Assim, ao trabalhar com psicólogos qualificados, você terá apoio para enfrentar desafios, superar traumas e encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse e as dificuldades da vida. Uma das abordagens mais conhecidas, aplicada nos casos de baixa autoestima, vícios, transtorno de personalidade e outros. Seu nome já diz tudo, com foco em mudanças comportamentais, a terapia influencia cada indivíduo na mudança de mentalidade resultando em sua forma de agir. As diferentes abordagens podem fazer mais sentido para determinados tipos de problemas, necessidades do paciente, etc. A escolha da abordagem terapêutica deve ser feita em conjunto pelo profissional e pelo paciente.

Alguns casos, de fato, demandam urgência no tratamento, e até mesmo intervenção psiquiátrica e medicamentosa. Por isso, é fundamental reconhecer sinais de alerta, como desmotivação, pensamento fixo em traumas, variações de humor, baixo Psicólogos Patrocínio Minas Gerais rendimento no trabalho, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, entre outros. Originária do Budismo, essa técnica consiste em focar a atenção no presente, conscientizando-se de sentimentos, pensamentos e sensações físicas.

Como escolher o tipo ideal de terapia?

Com isso, a depressão pode comprometer, também, a saúde física de quem a desenvolve. É por isso que se faz tão necessário cuidar da saúde mental, pois esse é o primeiro passo para evitar um quadro de depressão. A depressão não influencia apenas na saúde mental de quem a desenvolve, mas também influencia em atividades normais do dia a dia como comer e dormir. No mercado há diversos planos de saúde que dão a opção de escolher com qual profissional o paciente irá lidar, mas as mensalidades podem ser caras, além da necessidade de aguardar o tempo de carência, ou seja, não são de uso imediato. O Brasil possui o Sistema Único de Saúde que oferece tratamento gratuito, mas às vezes muito demorado e, nem sempre de qualidade, pois o paciente estará à mercê de um profissional que não pode escolher.

Cercada por muitos tabus e preconceitos, a psicoterapia tem sido cada vez mais aceita e procurada pela população. Importante ferramenta de autoconhecimento e tratamento de transtornos mentais, o método apresenta diferentes tipos de abordagem. Por isso, é importante conhecê-los para selecionar a vertente que melhor atende cada caso. O Mindfulness, também conhecido como Psicologia da Atenção Plena, tem como objetivo aumentar o foco por meio de técnicas de meditação.

Cuidar da mente, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não necessariamente depende de acontecimentos específicos. Ela pode ser feita a qualquer momento da vida, visando o autoconhecimento, melhor entendimento das emoções e melhora da qualidade de vida no geral. Carl Rogers, uma figura central no desenvolvimento da terapia humanista, destacou a importância de ouvir e valorizar a experiência do cliente.

Quais são os tipos de terapia?

Entretanto, esse tipo de mecanismo acaba sendo problemático, uma vez que nos “tornamos mais compartimentalizados e fragmentados em nosso senso de si e de nossas experiências”. Nutrientes como o ômega 3, zinco, magnésio, selênio, vitamina D, complexo B, entre outros, auxiliam em atividades neuroquímicas, que ajudam a minimizar efeitos de transtornos mentais, por exemplo. Em todos os casos, o terapeuta faz diversas perguntas para entender o momento de vida do paciente e quais técnicas serão mais eficazes durante o acompanhamento. A Análise do Comportamento deriva do Behaviorismo (outra abordagem terapêutica) e lida com padrões de comportamento públicos e/ou privados de cada pessoa.

Por isso, esteja aberto a experimentar diferentes abordagens e terapeutas até encontrar aquele que mais se adapta às suas necessidades. Escolher o melhor tipo de terapia pode ser uma tarefa desafiadora, pois há muitas abordagens terapêuticas disponíveis, cada uma com suas próprias técnicas e filosofias. De maneira geral, a terapia junguiana considera que a personalidade de um indivíduo é formada por elementos que existem em ambos os níveis consciente e inconsciente da mente, incluindo complexos, arquétipos e símbolos. Como você pode ver, existem diversos tipos de abordagens dentro da psicoterapia.

O papel da Hipnoterapia na saúde mental

Uma das muitas opções entre os tipos de terapia mais usados por psicólogos hoje em dia, é a Logoterapia. Sob a orientação de Carl Jung, a psicologia analítica emerge como um dos tipos de terapia mais usados por psicólogos atualmente. Esse modelo de terapia se destaca por focar no desenvolvimento pessoal e autodescoberta do indivíduo.

Do seu ponto de vista, as pessoas têm potencial para encontrar as respostas para seus próprios problemas com apoio e aceitação incondicional do terapeuta. Em uma era de tanta incerteza, como a imposta pela atual pandemia, muitas pessoas se encontram perdidas e sem propósito. Isso pode levar a um estado de angústia, sofrimento e, eventualmente, à depressão. Na Logoterapia, o foco não está nos problemas presentes, mas sim na esperança e na determinação de perseguir um futuro que faça sentido. Essa abordagem utiliza técnicas de estimulação dos dois lados do cérebro para acelerar o processo de “digestão” das memórias traumáticas. Isso é feito por meio de movimentos oculares ou taps (toques) alternados em diferentes lados do corpo do paciente.

Todas as linhas são capazes de ajudar um indivíduo a trabalhar com seus problemas. Importante ressaltar que a abordagem terapêutica é importante como orientação teórica e base de estudos para o profissional. Para os terapeutas seguidores dessa prática, o inconsciente de uma pessoa é de vital importância para determinar quais são as causas que originam o problema psicológico. Para a realização dessa técnica, os profissionais partem da base da reestruturação cognitiva, pois muitos pacientes com transtornos psicológicos foram identificados como possuidores de pensamentos negativos e crenças pouco realistas. Essa terapia desenvolvida por Beck tem o objetivo de que os pacientes desenvolvam, graças à ajuda exercida pelo terapeuta, as habilidades necessárias para identificar e substituir esse tipo de pensamentos.

Tipos de Terapia: conheça as diferentes abordagens e como escolher a melhor para o seu quadro

As pessoas são consideradas como partes de um sistema familiar onde os problemas psicológicos dos indivíduos são produzidos por problemas nas relações entre os integrantes de tais sistemas. Com essa técnica, o objetivo é reformular a maneira pela qual o indivíduo se percebe dentro de tal sistema para identificar quais são as causas de seus problemas. Existem muitos tipos de terapia psicológica, dependendo da perspectiva e da metodologia utilizada para trabalhar. Esse tipo de terapia é voltado às questões associadas ao bem-estar dos pacientes. A abordagem analisa como as pessoas podem encontrar a felicidade e a satisfação com a vida através da cura de seus problemas emocionais.