Veja as principais alterações das unhas, o que podem significar e o que fazer. O consumo de uma grande quantidade de drogas pode causar overdose, que altera gravemente o funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte. Depois do nascimento do bebê, este poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado. Nesse caso, o bebê poderá apresentar sintomas como chorar muito, ficar muito irritado e ter dificuldade para se alimentar, dormir e respirar, necessitando de internamento hospitalar. Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê, e pode levar a aborto, parto prematuro, restrição do crescimento, baixo peso para a idade gestacional e mal formação congênita. Além disso, uma boa parte das drogas causa habituação e, por isso, o corpo vai precisando de uma dose cada vez superior para conseguir obter os mesmos resultados positivos, o que aumenta muito o risco de morte por overdose.
Social
Alguns dos primeiros sintomas de overdose incluem agitação, convulsões, náuseas e vômitos, alucinações, sangramentos, perda de consciência e, quando não há socorro médico, pode ser fatal. A forma de uso mais comum do álcool se dá pela ingestão de bebidas que contém a substância, como cervejas, uísque, vodca e outras. A forma de uso mais comum da cocaína se dá pela inalação da substância pelas vias respiratórias. O apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros é fundamental à qualidade do tratamento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida em algum lugar do mundo. O que torna essa realidade ainda mais cruel é saber que muitos se vão sem ao menos permitir a intervenção da família ou dos amigos.
Fatores de risco na adição às drogas
O uso imprudente dos ansiolíticos pode levar à dependência, ressaltando a importância do tratamento e supervisionamento médico adequado. O tratamento de dependência desses remédios precisa ser especial para cada pessoa. É essencial olhar para a história de cada um e como os remédios foram usados. clínica de recuperação de dependentes químicos Quando uma pessoa usa esses remédios por muito tempo, o corpo fica tolerante. Esse cuidado completo garante uma recuperação duradoura e de qualidade para os pacientes. As clínicas usam diversos métodos, como Aconselhamento Biopsicossocial, Terapia Racional Emotiva e o Programa dos 12 Passos.
O que é o vício?
As drogas lícitas podem causar principalmente efeitos depressivos e estimulantes no organismo das pessoas. Assim, ocorre indução de sono, redução do estado de atenção e perda de reflexos. Esses efeitos são provocados, por exemplo, pelas bebidas alcoólicas, por medicamentos ansiolíticos, antipsicóticos, analgésicos e anestésicos. Grandes civilizações, como babilônios, egípcios e romanos, têm registros de produção e de consumo de bebidas alcoólicas. Hoje já se sabe dos impactos negativos que o álcool traz para o organismo da pessoa quando consumido em excesso.
Elas podem ser divididas em diferentes categorias, como estimulantes, depressores e alucinógenos. Na Clínica Hospitalar do Grupo Recanto o paciente possui todo o suporte necessário durante todo o seu processo de reabilitação, recebendo um tratamento completo que o ajuda a modificar seus velhos hábitos e comportamentos de vida. Esse método de tratamento permite ao paciente entender o que levou ele a entrar nesse mundo e a desenvolver meios de ultrapassar as barreiras emocionais que podem fazer com ele se torne refém novamente do consumo excessivo de drogas. É uma substância alucinógena que tem relação com as anfetaminas, é uma droga ilegal e geralmente é consumida na forma de comprimidos por via oral.
Intervenções específicas, com a finalidade de identificar situações de alto risco, também podem ser necessárias para melhor lidar com as reações cognitivas e emocionais associadas. Intervenções globais também são de grande importância, pois focam no desenvolvimento de comportamentos positivos para se ter uma vida mais equilibrada e saudável. A Síndrome de Abstinência consiste em crises sintomáticas decorrentes da falta do uso de uma substância, como náuseas, enxaquecas, tremores, delírios e/ou alucinações. A pessoa apresenta um forte incômodo por conta da falta da substância com a qual o seu organismo estava acostumado. As características das crises variam com a droga consumida e podem afetar o organismo do ser humano como um todo.
O uso de drogas pode levar a um aumento no risco de desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, psicose e o transtorno bipolar. Outro problema crônico relacionado aos efeitos das drogas no cérebro, advém da capacidade das substâncias de alterar o funcionamento do cérebro e causar diversos efeitos negativos sobre a saúde mental. O indivíduo pode se envolver em atividades ilegais para sustentar o vício, como roubo ou tráfico de drogas. Isso aumenta o risco de ser preso e ter antecedentes criminais, o que pode afetar a liberdade e oportunidades futuras.
Quando essa droga é esfregada nos dentes ou nas gengivas ocorre uma reação química entre a cocaína e a saliva. Há, então, a formação de um ácido que destrói o esmalte dos dentes deixando-os enfraquecidos e quebradiços. Segundo o relatório do Monitor de Políticas de Drogas das Américas (MPDA), em 2018, a produção e o consumo global de drogas bateram recorde. O Brasil figura na lista dos maiores consumidores do continente sul-americano.
Ainda, a ONU afirma que o crescimento do uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação da taxa do consumo no região. Os consumidores abusivos de drogas, geralmente, referem maior sofrimento emocional e demonstram alienação interpessoal e dificuldades no controlo de impulsos. O uso de múltiplas drogas está também associado a psicoticismo e ideação suicida. Ainda que o grupo mais afetado seja composto por adolescentes e jovens, os danos à saúde podem ser irreversíveis em qualquer idade. A localização geográfica do Brasil favorece o mercado devido a fronteira com a Colômbia e a Bolívia, que são grandes produtores de cocaína e ópio.
Décadas atrás essa substância era utilizada como moderador de apetite (medicação para perder peso e diminuir o apetite), nos dias de hoje costumam ser consumidas em festas, raves ou boates por exemplo. É classificada como uma droga estimulante, também conhecida popularmente como droga do amor, ela é sintética e produzida em laboratório. Mas os prejuízos ainda vão além, uma vez que o tabagismo favorece a tuberculose, a úlcera gastrointestinal, a impotência sexual e a infertilidade, tanto em homens quanto em mulheres.