Tapetes sintéticos, feitos de poliéster ou náilon são fáceis de limpar, porém, se não secarem corretamente vão ficar com cheiro ruim. Pode lavar com água e sabão – de preferência neutro – e deixar secar no sol forte. Agora que você aprendeu como lavar seu tapete adequadamente, é igualmente importante adotar algumas práticas para evitar que ele fique com mau cheiro no futuro. A lavagem a seco é uma opção eficaz para tapetes delicados ou com cores que possam desbotar facilmente.
Em seguida é só usar o aspirador de pó para remover o produto. Aqui falaremos não somente de como tirar mau cheiro de tapete. Mas principalmente, de como tirar a sujeira que, se impregnada, provoca mau cheiro em tapetes e carpetes.É possível tentar manter os cuidados em casa mesmo. De forma caseira e com algumas dicas bem simples, o seu tapete fica livre de maus odores.
As soluções caseiras estão presentes também nas dicas de como lavar o tapete devido a sua eficiência. Como estamos falando sobre cheiro, é importante apostar em misturas que neutralizem qualquer odor proveniente do derramamento ou das fezes do animal de estimação. A Acquazero, por exemplo, conta com profissionais treinados e serviços específicos para higienização de tapetes, carpetes, colchões, sofás e outros estofados.
Um pano úmido com amaciante já é suficiente para tirar as manchas. Outra dica é usar uma mistura de água e detergente neutro, você deve apenas umedecer a peça e escová-la em seguida, em ambos os casos. Se for preciso lavar, água e sabão neutro cumprem bem a função, deixe secar à sombra.
Os modelos felpudos precisam ser limpos duas vezes por ano, uma vez a cada seis meses. O aspirador de pó deve ser passado por primeiro, caso prefira pode varrer o tapete com uma vassoura de cerdas macias. Não é preciso lavar, a não ser que você note que o tapete está muito sujo. Como são feitos à mão, não devem ser colocados na máquina para lavar, porém podem receber água e sabão de coco. Molhe o tapete e esfregue o sabão, deixe agir por alguns minutos e então enxague. Alguns tipos de tapete só podem ser limpos à seco, sem utilizar nenhum tipo de produto químico.
Por isso, é sempre importante higienizar tapetes deste modelo. Se tratando de um carpete ou tapete de casa é possível lavar e deixar na parte externa da casa ao sol. Porém, se for o estofado de um carro, por exemplo, talvez seja mais difícil. Existem vários níveis de mau cheiro que podem ser eliminados ou não. Depende muito do grau do agente causador, ou até mesmo do tempo em que a sujeira está presente no carpete. Algumas receitinhas podem ajudar a eliminar ou amenizar as condições de mau cheiro.
Como lavar tapete peludo: dicas essenciais para seguir
Entre eles está a falta de higienização dos ambientes, móveis e estofados. Quer saber como tirar mau cheiro de tapete e conservá-lo sempre limpo? Para manchas específicas, como algum líquido derramado ou alguma substância que não possa ser eliminada com o aspirador de pó, recomendamos a utilização de um sabão neutro. Dentro da gama de produtos que podemos encontrar em nosso lar (amoníaco, tira manchas, etc) Mr Jeff recomenda o uso exclusivo de água e sabão.
Como lavar tapete peludo a seco?
Dessa forma, a possibilidade de eliminação se torna improvável se o local estiver impregnado com esse mau odor. Dessa forma, se você optar por uma limpeza a seco, você contribui para que a peça não fique encharcada e úmida por tempo desnecessário. No momento da secagem, o ideal é que você procure por uma sombra.
Preparação do tapete para lavagem
Em todo e qualquer tapete, antes de fazer outro tipo de remoção de sujeira, você pode passar uma vassoura ou passar o aspirador de pó. Sem contar que realizar a limpeza frequente garante que o tapete dure por mais tempo. Agora que você já sabe diferentes formas de como limpar um tapete, não tem mais desculpas para não adquirir um para sua casa e deixar a sua decoração ainda mais completa e bonita! Veja opções de tapetes para sala e se apaixone por esse item que faz toda a diferença em um ambiente. Utilize uma escova de cerdas suaves ou uma esponja para esfregar delicadamente. Faça movimentos circulares e concentre-se nas áreas mais sujas, mas sempre com cuidado para não danificar as fibras do tapete.
Se ele estiver encardido, você pode deixá-lo de molho em água e sabão. Utilize uma vassoura para espalhar e esfregar um pouco do sabão por toda a peça. Depois de 30 minutos, lavar estofados você já pode jogar na máquina e terminar a lavagem. Por ser uma peça muito grande e que junta muitos detritos, vale fazer uma primeira limpeza antes de colocar o tapete dentro da lavadora. Pendurar o tapete e bater já ajuda bastante a eliminar os pequenos detritos, assim como passar um aspirador com certa frequência.
Se quiser fazer sua própria mistura caseira, pegue um balde e coloque ¼ de xícara de álcool, meio litro de água, 1 colher de sopa de bicarbonato e outra de vinagre branco. Se o tapete estiver muito sujo, prepare uma bacia com uma mistura de 500 ml de água morna, duas colheres de bicarbonato de sódio e 100 ml de água oxigenada. Mergulhe o tapete de crochê ali e deixe agir por meia hora. Em seguida é só enxaguar e deixar secar à sombra, de preferência sem pendurar.
Como comentado acima, para os tapetes de pelo você vai precisar fazer uma pré-lavagem com água e sabão. Isso porque em um tapete de pelo é muito mais fácil que a poeira se acumule, deixando-o encardido facilmente. Na hora de colocar na lavadora, não se esqueça de dividir o peso igualmente. Aplique essa solução sobre todo o tapete e espere agir por cerca de 15 minutos para agir.
Antes de qualquer coisa, é preciso verificar se o seu tapete pode, de fato, ser lavado. Embora muitas pessoas gostem de utilizar o ventilador ou secador a vapor para a secagem mais rápida, não recomendamos isso, exceto se o clima não estiver ensolarado. Mas a peça precisa estar bem limpa para realçar a sua beleza e não causar um efeito contrário, chamando a atenção para a falta de limpeza. Se possível, leve o seu tapete para um lugar que seja adequado para realizar a limpeza. Além disso, não podemos nos esquecer que o cuidado com o tapete é também uma questão de saúde, uma vez que, uma limpeza adequada, elimina microrganismos que ficam escondidos neles.