25Entre as obras de museus mais publicadas entre 1985 e 2018, destacam-se os projetos do escritório paulista Brasil Arquitetura, atualmente composto por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci. O escritório notabilizou-se por projetar pequenos museus em cidades pouco conhecidas do interior do país, muito vinculados ao universo da cultura popular e comummente desenvolvidos em preexistências ou edifícios históricos. De certa forma, os seus projetos apresentam a face mais vistosa de uma tendência geral de interiorização de museus e centros culturais observada no país a partir da redemocratização.
A fachada da Fondation é uma tapeçaria de vidro que se dobra e flui como velas ao vento, um aceno para o histórico náutico do Bois de Boulogne, onde está localizada. Gehry concebeu o edifício para refletir tanto o ambiente natural quanto a inovação artística, um espaço que convida a interação e a contemplação. O Louvre Abu Dhabi, projetado pelo renomado arquiteto Jean Nouvel, é uma obra-prima da arquitetura contemporânea que reflete uma fusão de tradições culturais e inovação técnica.
A abordagem de Calatrava vai além do design; ela manifesta uma filosofia que coloca o museu como um catalisador de ideias e ações para as gerações futuras. O De Young Museum, com sua combinação de forma, função e sutil incorporação no ambiente do parque, é um exemplo notável de como o design moderno pode criar um diálogo produtivo com um cenário urbano. O MAXXI é uma afirmação de que a arquitetura não é apenas um pano de fundo para a arte, mas um participante ativo na sua expressão e apreciação. Hadid deixou um legado duradouro na paisagem de Roma, uma cidade milenar, provando que a inovação arquitetônica pode coexistir com a herança histórica, cada uma enriquecendo a outra.
Espaços modulares e adaptáveis, como no MoMA de Taniguchi, permitem acomodar uma gama diversa de obras e exibições. Além disso, a sustentabilidade é uma consideração crescente, com museus empregando tecnologias verdes e design inteligente para minimizar seu impacto ambiental. O Nelson-Atkins Museum of Art em Kansas City, projetado por Steven Holl, representa uma fusão eloquente de respeito pela história e um impulso para a inovação. Concluída em 2007, a expansão do museu, conhecida como Bloch Building, contrasta e complementa a neoclássica estrutura original de 1933, oferecendo um diálogo arquitetônico entre o passado e o presente. No interior, as obras são exibidas em suportes de vidro cristalino, uma inovação de Bo Bardi que rompe com a tradicional parede de galeria, permitindo que as pinturas sejam apreciadas em um contexto espacial livre, como se estivessem flutuando no espaço. A Casa da Música, localizada no Porto, Portugal, é uma joia da arquitetura contemporânea, projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas.
Elas desafiam os visitantes a mergulhar nas profundezas de universos alternativos e sondar as implicações da ciência no tecido social e moral. 16Importa ainda ressaltar a preocupação da autora em não usar acriticamente conceitos que podem ter interpretações problemáticas, como é o caso de identidades ou comunidades. Neste âmbito, a autora alerta para o risco de as instituições culturais manterem, no campo das suas iniciativas, estereótipos, promovendo olhares essencialistas e exóticos sobre o outro, ou seja, «cautela no ato de rotular o outro» (pp. 25, 26), reproduzindo estereótipos acerca da cultura dos imigrantes. 64Também no início da década de 1990 se consolidou o “Triângulo da Arte” de Madrid, com a inauguração do Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, ao lado do Museo Nacional del Prado e do Museo Nacional – Centro de Arte Reina Sofía.
Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo / ARX
O Teshima Art Museum oferece uma experiência imersiva, onde a arquitetura não apenas hospeda a arte, mas atua em simbiose com ela. Nishizawa e Naito criaram um espaço que desafia a noção de um museu como uma galeria de objetos para se tornar um lugar de reflexão e contemplação, incentivando os visitantes a se conscientizar do espaço e do tempo que os rodeia. Piano abordou o Whitney com uma sensibilidade que mescla o industrial e o refinado, ecoando planta de sobrados pequenos a herança do bairro e o espírito da coleção de arte americana que o museu alberga. O edifício apresenta-se com linhas limpas e uma presença assertiva, a fachada de aço e vidro proporcionando transparência e convidando a cidade para dentro. Calatrava concebeu o Museu do Amanhã como um espaço educativo e social, onde o público é incentivado a contemplar o impacto de suas ações no planeta e a considerar caminhos alternativos para o futuro.
O museu como espaço de interação: arquitetura, museografia e patrimônio imaterial
A estrutura circular é sustentada por um pedestal cilíndrico, que se integra com uma praça expansiva – um local para as pessoas se reunirem e interagirem antes ou após imergirem na arte. A sustentabilidade também é um tema chave, com o edifício utilizando métodos de construção e materiais que minimizam seu impacto ambiental. Gehry demonstra que a inovação arquitetônica não precisa vir às custas do planeta, mas pode melhorar a relação entre as estruturas humanas e o meio ambiente. O Chengdu Science Fiction Museum não é apenas um ponto de encontro para aficionados por ficção científica; é uma plataforma para o público geral explorar o impacto da ciência e da tecnologia em nosso mundo.
National Museum of Qatar, Doha, Qatar
As artes e a cultura também desempenham um papel fundamental no incentivo ao turismo, ao mesmo tempo em que melhoram a imagem pública da cidade. No século 21, onde uma cidade no Japão pode parecer idêntica a uma cidade na Colômbia, a arte pública solidifica uma identidade da comunidade feita no contexto cultural da cidade. Uma intervenção artística pode produzir lugares memoráveis e fortalecer o sentimento de pertencimento dos cidadãos. O processo participativo de fazer arte pode ser catártico para comunidades com passados esquecidos e histórias não contadas. Não só promove um sentimento de orgulho local, mas também eleva a relevância cultural e a aparência estética da área. Estas estruturas etéreas estão alinhadas com precisão para capturar e moldar a luz natural, banhando as galerias de arte internas com uma luminosidade que se altera ao longo do dia e das estações.
70Da arquitetura mais espetacular à intervenção mais simples e rigorosa; da arte erudita como produto de consumo de massas à valorização da vida quotidiana; da arquitetura que procura protagonismo para o edifício que contribui para a cidade, a arquitetura de museus no Brasil perspetiva múltiplos olhares no séc. Resta aguardar pelos anos vindouros para analisar que lições poderão ser inferidas quanto ao impacto de todas estas experiências. 66No Brasil, a par com a operação urbana da zona portuária do Rio de Janeiro, destaca-se a criação, a partir de 2010, de um circuito cultural no entorno da Praça planta de casas sobrados da Liberdade, em Belo Horizonte, que conta com 15 instituições culturais instaladas em edifícios ecléticos de valor histórico. Os dois museus passaram a integrar e a reforçar um distrito cultural que conta nas suas imediações com o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural dos Correios e a Casa França-Brasil, todos os casos adaptados a partir de edifícios tombados pelos órgãos tutelares do património no Brasil. Os memoriais urbanos patrocinados pelo Estado buscam concretizar a história pública – ou pelo menos uma versão da história que representa os setores dominantes da sociedade.