A arteterapia, um campo híbrido amplamente influenciado pelas disciplinas da arte e da psicologia, usa o processo criativo, a obra de arte criada na terapia e a obra de arte de outros para ajudar aqueles em tratamento.
Para desenvolver a autoconsciência, para explorar as emoções, para administrar conflitos emocionais, melhorar as habilidades sociais e aumentar a autoestima.
Confira agora, quais são os benefícios da arteterapia.
Benefícios que Auxiliam numa Vida Melhor
Autodescoberta é criar arte que pode ajudá-lo a reconhecer e reconhecer os sentimentos que se escondem em seu subconsciente. Autoestima é o processo que lhe dará uma sensação de autorrealização que pode ser muito valiosa para melhorar sua autoestima e autoconfiança.
Liberação emocional é o maior benefício da arteterapia, é dar a você uma saída saudável para expressar e liberar todos os seus sentimentos e medos. Emoções complexas, como tristeza ou raiva, às vezes não podem ser expressas em palavras.
Alívio do estresse e lutar contra a ansiedade, depressão ou traumas emocionais pode ser muito estressante para você, tanto mental quanto fisicamente. A criação artística pode ser usada para aliviar o estresse e relaxar a mente e o corpo.
A saúde humana geral engloba muitos aspectos e os resultados positivos para a saúde envolvem abordagens integradas social/emocional e ambiental.
A arteterapia é uma abordagem que demonstrou beneficiar a saúde física e mental.
Auto Expressão
Auto expressão e expressão de sentimentos. Sua arte pode se tornar uma forma de examinar e comunicar pensamentos e emoções que parecem muito complexos ou confusos para serem articulados falando consigo mesmo.
Criar e discutir arte com um terapeuta pode ajudá-lo a ver seus sentimentos intensos, mas confusos, com mais clareza e também permite que você compartilhe emoções que poderiam ser descritas como “negativas”, mas que todos podemos experimentar de vez em quando, incluindo raiva, tristeza , dor e dor emocional.
Técnicas da Arteterapia
Os arteterapeutas certificados geralmente têm uma compreensão profunda do efeito poderoso que o processo criativo em fazer desenhos para colorir pode ter sobre as pessoas em terapia. Os arteterapeutas costumam usar teorias psicológicas, espirituais e artísticas em combinação com técnicas clínicas para atingir o resultado terapêutico desejado.
Também provou ser benéfico para indivíduos não-verbais e artistas profissionais.
As técnicas comuns usadas na terapia incluem:
- Quadro
- Pintura a dedo
- Doodling
- Rabiscar
- Escultura
- Desenhando
- Usando argila de moldagem
- Entalhe
- Fazendo cerâmica
- Fazendo cartões
- Usando têxteis
- Fazendo colagens
Limitações
A eficácia da abordagem é uma das principais preocupações da arte-terapia. Enquanto muitos afirmam sua eficácia, outros são céticos.
Os adultos, em particular, podem não estar inclinados a cooperar total e abertamente com o processo de tratamento, ou podem recusar totalmente esse tipo de tratamento.
Além disso, algumas pessoas podem sentir que não são criativas ou artísticas o suficiente para que o tratamento seja bem-sucedido, embora o objetivo do tratamento seja expressar seus pensamentos e emoções, em vez de produzir obras-primas.
A arteterapia também pode ser criticada pela falta de evidências empíricas para apoiá-la.