É uma palavra-chave abrangente, com bastante concorrência e volume de buscas, o que exige um conteúdo extremamente completo. Então, o desafio para uma estratégia de SEO on page e de Marketing de Conteúdo é compreender as intenções de busca, como o Google faz, para entregar aos usuários o que eles desejam. Essas otimizações devem ser integradas à estratégia de Marketing de Conteúdo, já que grande parte delas é feita sobre o conteúdo que é publicado no site ou blog.
SEO Black Hat vs White Hat: devagar é melhor que rápido e com riscos
Nessa atualização, o Google passou a priorizar a versão mobile de um site ao ranqueá-lo. O Rankbrain faz com que o Google “entenda” consultas desconhecidas ou exclusivas e faça uma associação com resultados já existentes para oferecer aqueles que possam fazer sentido para o usuário. Além disso, a conferência de marketing Pubcon Florida também estava prestes a acontecer e, nesse contexto, profissionais de SEO começaram a perceber indicativos de que o sistema de ranqueamento havia sofrido mudanças. Essas atualizações podem ser globais — chamadas de Core Updates — e apresentarem mudanças significativas na forma em que o mecanismo de busca funciona.
Escaneabilidade e tempo de carregamento da página
O tamanho do conteúdo costuma ter impacto na classificação, embora não seja um fator direto de rankeamento do algoritmo. A pesquisa navegacional acontece quando o usuário já sabe em qual site deseja navegar e dificilmente mudará seu destino final. E, mesmo que o usuário digite o termo com erros ou variações, como “bagajem de mão” ou “bagagens de mão”, o Google vai compreender a intenção de busca do usuário e apresentar a sua página a ele. Já a ordem em que elas aparecem é resultado de uma série de fatores de rankeamento, como vimos antes.
SEO On Page: o que é, os principais pontos e qual a importância?
Aqui, ele ainda não sabe muito bem o que quer, o que mostra que ele está no começo da jornada de compra. Quando um usuário faz uma busca por determinados termos, o Google busca no seu índice as páginas que melhor correspondem a eles e as exibe nos resultados da pesquisa. Trata-se de uma das principais ferramentas de planejamento de uma estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo.
Eles servem para oferecer uma melhor experiência ao usuário e, consequentemente, melhorar o posicionamento das suas páginas nos buscadores. Você consegue tudo isso sem investir em mídia, com base em otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários. Para além de simplesmente permitir que o seu usuário encontre o seu conteúdo, uma boa pesquisa de palavra-chave pode trazer para o profissional de SEO a ideia exata de como o seu usuário procura pelo seu produto ou conteúdo. Muitas vezes, a forma como nós queremos que nossas páginas sejam mostradas nos resultados de pesquisa é significativamente diferente daquela com que o nosso público busca por essa solução. O Google MUM (Multitask Unified Model) é uma tecnologia avançada de inteligência artificial desenvolvida pelo Google, visando aprimorar a busca e a compreensão de informações complexas na internet. Esta tecnologia é uma evolução do BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), que já era utilizado pelo Google para entender melhor o contexto das palavras em buscas.
O Google lançou a atualização Penguin em 2012 com o objetivo de reduzir a manipulação nos resultados de busca. Essa mudança no algoritmo teve um impacto significativo sobre sites que utilizavam técnicas de SEO consideradas como spam. Sites que não se adaptaram às novas diretrizes sofreram quedas significativas em sua visibilidade online, enquanto aqueles que adotaram métodos éticos e centrados no usuário ganharam terreno. A influência da atualização Florida permanece até hoje, ressaltando a importância de seguir as melhores práticas de SEO para manter a competitividade no meio digital.
Isso significa que o texto fica mais fácil de ser lido, ou seja, ele é amigável aos olhos do leitor. Dessa forma, é importante conhecer quais são os principais conceitos abordados dentro do SEO e como cada um funciona para otimizar um site. Ter um layout leve e agradável, com uma navegação simples e intuitiva é um dos principais pontos que leva uma pessoa a continuar no seu site.
Por exemplo, se você descobrir que um de meus concorrentes fornece uma ferramenta de calculadora e você havia pensado nisso, adicione essas informações em sua planilha de comparação de recursos. Essa etapa não é algo inovador, mas é abordado de uma maneira ligeiramente diferente para usar e abusar mais em nosso documento de estratégia. É a sua pesquisa regular de palavras-chave dividida em categorias para segmentação e priorização, que deve ser usada como prioridade para determinar as lacunas de oportunidades. Ao inserir links em seu post ou algum guest post, veja se as URLs realmente direcionam para as páginas que você deseja.
Percebam que este fator tem relação direta com outros fatores de SEO on-page, especialmente a experiência do usuário. Quando você tem várias páginas classificadas para a mesma palavra-chave, na verdade está competindo consigo mesmo. É importante identificar se a canibalização de palavras-chave existe Pacote de autoridade no seu site e resolvê-la imediatamente. Tão importante quanto escrever conteúdos relevantes é organizá-los de maneira que o usuário possa encontrar o que procura com facilidade. Dados estruturados são os dados adicionados ao seu site para facilitar a compreensão dos mecanismos de pesquisa.
Isso ocorre porque o Google considera a qualidade da informação como um fator de ranqueamento. Como vimos anteriormente, esse conjunto de diretrizes de qualidade de conteúdo, ajuda a classificar as páginas nos Pacotes de backlinks resultados de pesquisa, de acordo com sua relevância e qualidade. O profissional da área de SEO possui esse olhar mais técnico, de compreender a jornada do usuário, um passo antes de gerar a sessão da página.
Dentro dela existem diversas estratégias que podem ser utilizadas, sendo a principal e mais eficiente delas o Inbound Marketing. A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing com mais de 700 clientes no Brasil. Descubra como nossa equipe pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital. Por fim, quanto mais integração e interconectividade entre plataformas, sites, páginas, redes PBN nacional sociais e outros conteúdos, melhor será o desempenho SEO na gestão de conteúdo. Uma das práticas de SEO consideradas indispensáveis, mas ainda muito negligenciada por empresas sem tradição em marketing digital é o uso de CTAs e link building. Ou seja, na era da internet, as pessoas buscam ativamente informações sobre os produtos e serviços que necessitam, usando os mecanismos de busca, sites e redes sociais.