Portanto, em termos médicos, prótese de quadril é o implante que substitui os ossos e cartilagem danificados pela artrose. Quando o desgaste (artrose) já está instalado, a artroplastia total de quadril é uma opção de tratamento pois restabelece os movimentos da articulação, alivia a dor e permite a realização de atividades comprometidas pela destruição ortopedista recife da junta. O Impacto femoroacetabular tipo came pode ocorrer durante a flexão do quadril, a porção anesférica da cabeça femoral (protuberância ou bossa da transição colo e cabeça femoral) colide contra o teto da bacia (acetábulo). A cartilagem é descolada progressivamente pelo cisalhamento, o que leva ao rompimento do labrum (articulação do quadril).
Colete no tratamento da escoliose: usar ou não
Eles realizam diagnósticos precisos por meio de exames clínicos, avaliação de imagens (como radiografias, ressonâncias magnéticas, tomografias) e, com base nesses diagnósticos, determinam o plano de tratamento mais adequado para cada paciente. A Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) é a entidade que chancela por meio de um certificado esses profissionais, com critérios rígidos para novos membros, todos devem ser aprovados na avaliação oficial da sociedade com conhecimentos teóricos e práticos. O médico deve ter realizado treinamento com atividade permanente na educação continuada dos especialistas em quadril. Essa patologia geralmente acomete pacientes jovens e ativos, e da mesma forma que a lesão do lábio acetabular, seu tratamento se inicia com medidas conservadoras, e em casos de persistência dos sintomas, é feito com a artroscopia do quadril. Já os casos avançados são tratados com cirurgia, com a realização da prótese de quadril,que alivia a dor, restaura a mobilidade da articulação e permite que o paciente volte a caminhar sem dor, devolvendo qualidade de vida aos pacientes.
O que difere a osteopenia da osteoporose?
Seu tratamento de inicia com medidas conservadoras, como Fisioterapia e mudanças nas atividades físicas. Em casos de falha desse tratamento, está indicada a cirurgia por meio da artroscopia de quadril, técnica minimamente invasiva, realizada com auxílio de câmera e pequenos cortes na pele. Ela tem uma relação com a idade, sendo mais comum em faixas etárias mais avançadas, mas pode também acometer pacientes mais jovens, por ser secundária a outras doenças do quadril, que levam a degradação da cartilagem.
Quando é indicado procurar um ortopedista especialista em quadril
No Iimpacto femoroacetabular tipo pinçamento, devido ao excesso de cobertura acetabular, o labrum é danificado diretamente pela junção colo-cabeça femoral. A lesão da cartilagem acetabular, em sua porção ântero-lateral é menos extensa que a do IFA tipo came. A cartilagem acetabular posterior é lesada por mecanismo de contra-golpe da cabeça femoral. O impacto femoroacetabular (IFA) ocorre quando a articulação do quadril apresenta uma incongruência nos extremos de suas amplitudes de movimento, especialmente quando ele é dobrado ou rodado para dentro. Em casos iniciais, ou seja, em que a esfericidade da cabeça femoral está preservada, a cirurgia é a descompressão da cabeça do fêmur, na qual retira-se o osso doente por meio de uma broca especializada, e preenche-se o defeito ósseo com um enxerto ósseo, para estimular a formação de osso sadio.
Isso proporciona um atendimento altamente especializado aos seus pacientes, permitindo um diagnóstico preciso, para a realização do tratamento específico para cada patologia. No quadril, a principal Bursa acometida é a bursa trocantérica, causando a bursite trocantérica, que muitas vezes vem associada a tendite de glúteo médio, e cursa com dor na região lateral do quadril. Caso a paciente tivesse recebido tratamento adequado para osteoporose após a primeira fratura, a segunda fratura poderia ter sido evitada. Está aparelhada para a realização de um atendimento rápido e eficiente nos casos traumatológicos. Além disso, presta atendimento de emergência, ambulatorial e de internação aos pacientes, além de participar de diversas cirurgias, das mais simples às mais complexas. Essas fraturas também podem acometer pacientes jovens, porém geralmente ocorrem após traumas de alta energia, como acidentes automobilísticos ou quedas de altura.
O quadril especificamente é a junção da cabeça do fêmur com a bacia, numa cavidade chamada acetábulo. Essa junção permite a realização de uma ampla gama de movimentos, sendo a segunda articulação mais móvel em nosso corpo, ficando atrás apenas do ombro. É importante ressaltar que o tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. Portanto, em caso de sinais e sintomas que possam indicar um quadro de osteopenia ou osteoporose, consulte um especialista em quadril o quanto antes. Em casos de doenças degenerativas, como na artrose do quadril, há vários especialistas nas cirurgias de próteses articulares.
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC. Em 1996 passou pelo vestibular da FUVEST , um dos mais difíceis e concorridos do Brasil , e entrou direto numa das melhores faculdades de medicina do país, a faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, imagens e ilustrações, por qualquer meio, sem que haja prévia e expressa autorização pela Sociedade Brasileira do Quadril, sob pena de responder civil e criminalmente.
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa.Consulte um especialista em quadril. As fraturas do quadril, ou mais precisamente do fêmur, na região do quadril, têm uma elevada prevalência na população idosa, e são secundárias a osteoporose e osteopenia. O tratamento da artrose se inicia com tratamento conservador, com Fisioterapia, mudanças nas atividades físicas e medicações analgésicas. Os pacientes costumam sentir dor na região da virilha, principalmente ao movimentarem o quadril ou caminharem. Além disso, percebem uma perda da mobilidade do quadril, causando dificuldade para colocar meias ou amarrarem calçados. Dessa forma, é esperado que essa região denominada quadril seja extremamente complexa, e dependa do funcionamento adequado não só da cabeça do fêmur e do acetábulo, mas sim de diversas outras estruturas.
Podemos ver também que a paciente já possui uma prótese parcial no quadril direito, utilizada para tratamento de fratura de colo do fêmur direito em outra ocasião, secundária a osteoporose. Embora muitos médicos possam prescrever recursos terapêuticos, consultar um profissional que entenda como funciona a articulação do quadril, seus nervos, ossos, ligamentos, cartilagem e outros tecidos é a melhor forma de obter um tratamento mais eficiente. O especialista em quadril deve ser procurado assim que o paciente perceber algum sintoma persistente ou mudança de função de seu quadril.
Além disso, concluíram, em mais um ano, o curso de especialização em cirurgia do quadril. Os especialistas em cirurgia de quadril são médicos (graduação de 6 anos), que completaram a residência em Ortopedia e Traumatologia (treinamento de 3 anos) e concluíram curso de especialização em cirurgia de quadril (1 ano). Antes de pensar num tratamento para dores no quadril, é importante identificar a causa exata da dor. Casos de tendinite e bursite, podem ser aliviados com Fisioterapia, compressas locais e anti-inflamatórios. Doenças como impacto femoro-acetabular e lesão labral podem melhorar com Fisioterapia específica, mas podem precisar de cirurgia. Casos de artrose, dependendo do estágio, podem ser tratados com medicações, infiltração ou cirurgia.
O Dr. Felipe Spinelli Bessa é médico ortopedista, especialista em Cirurgia de Quadril e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) e Club des AMIS. Com atuação no Núcleo de Ortopedia Especializada, ele tem enfoque em tratamento clínico e procedimentos minimamente invasivos para patologias esportivas e degenerativas do quadril. O principal objetivo da artroplastia de quadril é que o paciente volte a realizar todas as suas atividades, principalmente as corriqueiras do dia a dia, como se não tivesse a prótese, afinal ela não possui limitação alguma de movimentos. No exame artroscópico, o ortopedista especialista em quadril faz uma pequena incisão na pele do paciente e insere instrumentos do tamanho de lapiseiras.Essas ferramentas contêm pequenas lentes e um sistema de fibras óticas que ilumina e aumenta o tamanho da visualização das estruturas dentro da articulação. Após a especialização em quadril, complementada com estágios e participação em cursos e congressos nacionais e internacionais, a dedicação exclusiva ao tratamento de lesões e doenças do quadril, fazem com que o especialista aprofunde o conhecimento nessa área de forma incomparável.