Dicas para se tornar um massoterapeuta

Existem muitas opções de cursos para massagista, até mesmo online. Porém, antes de escolher por algum deles, cheque se a entidade está vinculada ao MEC ou a Anvisa e se esse curso lhe garante certificação ao término. Isso é muito importante para que você possa atuar posteriormente como massagista. A massagem é reconhecida como uma terapia integrativa pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. As terapias integrativas são práticas complementares que visam promover o cuidado integral da saúde, abordando não apenas o aspecto físico, mas também o emocional, mental e espiritual.

Por não ter essa regulamentação, o profissional Massagista atua de forma autônoma, recolhendo os próprios impostos. O Educamundo trabalha sempre para oferecer aos alunos maior autonomia de aprendizagem, garantia e qualidade em certificação. Descubra técnicas para elaborar o documento e conte com um modelo pré-formatado. Para conhecer um pouco mais sobre a carreira na área de massoterapia, veja o vídeo do canal Massoterapeuta de Sucesso. É voltada para a diminuição do inchaço e da gordura localizada, eliminando toxinas do corpo e potencializando o emagrecimento, quando atrelada a uma rotina saudável. Trabalha a ativação do metabolismo local, aumentando a circulação sanguínea.

Para atuar como Massagista, é preciso que você tenha um diploma em algum curso de massoterapia ou técnico em massoterapia. Existem os cursos mais longos e os cursos livres de curta e média duração. Em geral, existem cursos de curta duração e o curso de técnico em massoterapia. A segunda opção é considerada mais completa e oferece uma formação abrangente ao profissional que deseja atuar na área. Para se tornar um massoterapeuta, o profissional deve completar a formação técnica ou profissionalizante em Massoterapia.

Quem pode trabalhar como massagista?

Consequentemente, utilizando as técnicas de massagem mais adequadas às necessidades de restauração do bem-estar do cliente. Os cursos para a profissão de massagista podem ser de longa ou curta duração. Qualquer pessoa pode decidir seguir a profissão de massagista, frequentando um curso de massagem, em praticamente qualquer idade e em qualquer condição. Muita teoria, muitas horas de curso são necessárias, mas, sobretudo, é preciso muita prática, que fará de você uma pessoa apta a praticar a profissão de massagista.

Quais cidades têm cursos de Massoterapia?

De acordo com a lei brasileira, só é permitido atuar como massagista quem possuir certificado de habilitação expedido e registrado pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina. Por isso, é obrigatório possuir certificação em cursos autorizados tanto pelo MEC, quanto pela Anvisa, para poder exercer a profissão legalmente. Profissionais da área de enfermagem também podem utilizar técnicas de massagem em determinados contextos, como na assistência a pacientes acamados ou em cuidados paliativos. A massagem pode ajudar a aliviar o desconforto, promover o relaxamento e proporcionar momentos de conforto e bem-estar para os pacientes.

Como é o mercado de trabalho e onde posso atuar?

Assim, seus serviços conseguem aliviar problemas como estresse e má circulação. Os melhores massagistas, por incrível que pareça, são aqueles que são mais atenciosos e ouvem com atenção as necessidades de seus pacientes. Tenho uma massagista, à qual eu vou, pelo menos uma vez por mês e não a troco por nada. Ela trabalha com várias modalidades de massagem, desde as terapêuticas até as mais sensuais. E sempre percebo que, primeiramente, ela me faz uma espécie de entrevista, fazendo várias perguntas.

Os requisitos necessários na profissão de massagistas

E é devido a isso que podemos dizer que o mercado de massoterapia está em alta, receptivo aos novos profissionais com boas referências e que realizaram bons cursos de massagem. Um deles foi a queda da visão cartesiana e positivista que deixou diversas sequelas dentro dos contextos científicos e sociais. Pois nos dias atuais temos novas concepções, de cunho humanista e menos mecanicista, centradas no holismo, onde o individuo é visto dentro de uma abordagem psicobioespiritual (corpo, mente e espírito). Devido a ligação ao termo MASSAGISTA a outras atividades de cunho sexuais, prostituição masculina e feminina, muitos profissionais da Massagem se auto-denominam MASSOTERAPEUTAS.

Apesar das muitas diferenças entre os tipos de massagem, quem almeja ser massagista terá que se preparar para trabalhar com manobras muito precisas de acordo com as técnicas. Nesse sentido, os cursos para a profissão de massagista, portanto, formam profissionais qualificados para o mercado. Esses cursos preparam o massagista com aulas teóricas Saiba mais e práticas sobre a milenar técnica de manipulação do corpo, que está presente em muitas culturas. Além da técnica manual, o massagista pode utilizar óleos, cremes e equipamentos específicos para potencializar os benefícios da massagem. O profissional também deve compreender aspectos da anatomia humana, assegurando uma atuação eficaz e segura.

Em geral, dura pouco tempo e fornece a base para a realização de uma massagem corporal total de uma hora seguindo as técnicas de massagem ocidental. Na profissão de massagista, a massagem modeladora é muito procurada por quem deseja emagrecer. Porém, quem deseja seguir a profissão de massagista, precisa saber que os óleos essenciais devem ser aplicados com cautela e atenção, pois podem ser tóxicos. Dito isso, vamos ver agora alguns tipos de massagem para que você entenda melhor como é a profissão de massagista.

publicado
Categorizado como Saúde