Grade Curricular de Arquitetura

Grade Curricular de Arquitetura

O profissional formado na área tem uma série de opções para desenvolver sua trajetória. Cada vez mais pessoas estão morando nas cidades, cada vez mais há problemas urbanos difíceis de serem resolvidos. Cabe ao arquiteto e ao urbanista pensar na cidade, como ela pode se preparar para a explosão demográfica e outras transformações no meio urbano. Ela é apenas um primeiro lugar de contato com seu campo de estudo. É preciso continuar estudando, buscar especializações e pós-graduações. Depois que você começar o curso de Arquitetura nunca mais vai conseguir olhar para a cidade com os mesmos olhos.

Esta é mais uma disciplina do curso de Arquitetura que precisa ser ministrada em várias etapas. Afinal, ela aborda arte, desenho, paisagem, meios de representação, patrimônio histórico, cor, entre tantos outros tópicos. Além de ensinar a desenvolver projetos, o curso de Arquitetura aborda questões sobre o espaço urbano, patrimônio histórico, sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia, por exemplo. Com duração média de 5 anos, a graduação em Arquitetura é oferecida na modalidade bacharelado. Ou seja, é uma formação mais ampla, que abre várias possibilidades de atuação para o profissional depois de formado.

É fácil arrumar emprego de arquiteto?

A UCEFF é a maior instituição privada de ensino superior do oeste catarinense. Nosso crescimento está baseado na tecnologia e na alta gestão, impulsionando a formação de cidadãos inovadores, éticos e empreendedores. Acreditamos que a evolução está na força do conhecimento, na qualidade de ensino, no envolvimento das pessoas, e em alterar o estado de consciência de seus alunos e colaboradores. Assim como em qualquer outra área do conhecimento, o que define se o curso é bom é o fato de ele ter realmente a ver com o aluno.

Qual a matéria mais difícil de arquitetura?

Entenda as diferenças entre as carreiras de arquitetos e engenheiros

Em Maquete, o aluno tem uma ideia melhor de como aplicar o que aprende em Geometria Descritiva. Então, é uma forma de ver as funções de cada material e ver como funciona cada tipo de construção, além de ver como se planeja todo tipo de detalhe. Nesta disciplina, o assunto principal é pensar no desenho como uma forma de expressão. Assim, o estudante aprende a analisar os materiais e os instrumentos que se usa. Do mesmo modo, se estuda a caligrafia técnica, os traços e a definição dos desenhos.

Aprendizagem baseada em projetos: como se aplica à graduação?

É bom lembrar que o estágio torna mais fácil a entrada no mercado de trabalho e permite que o graduando aprenda na prática como proceder de maneira compatível com as exigências da profissão. Por isso, ao longo de todo o curso, o estudante tem contato com matérias que valorizam muito mais a parte prática do que a teórica. Isso não significa, no entanto, que as duas coisas não andem juntas. Como visto, o começo do curso apresenta uma ênfase em matérias teóricas e isso vai se modificando com o passar dos períodos até a chegada do TCC.

Para isso, há regulações técnicas, além do domínio das técnicas para elaboração e representação de projetos. Por isso,  a entrega de projetos é um dilema na vida do estudante de Arquitetura. Um projeto arquitetônico consiste em, basicamente, na elaboração e representação da construção ou reforma de determinado ambiente. Praticamente todas as construções podem ser pensadas através de um projeto.

Porém, também deixou claro que não é um curso muito fácil de fazer. Ou seja, é preciso ter muita dedicação para chegar ao fim e obter o seu diploma. A partir disso, os alunos planta de casa simples estudam aspectos estéticos, técnicos, de preservação, entre outros. Eles servem para que os futuros arquitetos desenvolvam seus próprios repertórios e pontos de vista.

Durante os anos de faculdade você usará muitos materiais para as tarefas das aulas teóricas e práticas. A lista é bem longa e inclui compasso, esquadros e réguas, marcadores, tesouras, estiletes, livros e muitos outros. Por isso, é bom deixar uma reservinha todo mês para investir nisso.

Em vez de passar o final de semana inteiro maratonando, por exemplo, separe algumas horas para colocar os trabalhos em dia e outras para se divertir. Participar de bancas de avaliação de trabalhos de conclusão também é uma boa ideia. Além de entender conceitos, você tem contato com pontos de vista diferentes. Conforme o site Quero Bolsa, o maior salário de um profissional desta área é o do Arquiteto Urbanista que, no Brasil, recebe em média R$ 10 mil mensais.

publicado
Categorizado como dicas