Uma nova visão de mundo e da condição humana na história exprime uma profunda mudança das mentalidades. A história é o resultado dessa ação e não mais um projeto divino, obedecendo a leis eternas a que os seres humanos devem submeter-se. Ao contrário, o racionalismo das luzes empresta à razão humana o poder de atuar sobre o curso da história. A ciência propõe-se a estabelecer regularidades e leis que indicam o ilimitado progresso para o qual a humanidade agora caminha. Se a autoridade procedia a tradição, agora a inovação e a mudança tornam-se valores maiores e imperativos da ação e do pensamento.
A devoção excessiva aos deuses e aos rituais era interpretada como motivada por um desejo inapropriado de aprofundar o conhecimento que fugiria ao controle do Estado, sendo condenada como fraudulenta e uma ameaça à estabilidade da religião do Estado (BEARD, 2004, p. 216). Esta série de considerações negativas torna difícil falar positivamente de uma “religião” grega, pelo menos no sentido que o termo é usado no contexto das tradições monoteístas. Na língua grega nem sequer existe uma palavra cujo campo semântico seja equivalente ao termo “religião”.
Depois, retomaremos algumas considerações históricas sobre a relação entre religião e política no Brasil, encaminhando a discussão para a forma como tal questão se situa na contemporaneidade. Por fim, proporemos uma análise do papel da secularização na movimentação religiosa política exposta, buscando dialogar com os conceitos trabalhados anteriormente. De um ponto de vista estritamente sociológico, Linda Woodhead propõe uma “teoria geral” para o estudo da religião e do gênero. Segundo ela, o envolvimento das mulheres com a religião tem menos a ver com “falsa consciência” do que com as formas pelas quais as religiões oferecem espaços sociais para a articulação e, em alguns casos, para a realização dos desejos das mulheres. Explica que essa afirmação não nega que desejos não são “naturais”, mas modelados pelo contexto social do qual as religiões são parte.
A salvação, dentro dessa teologia, não mais aguarda um plano metafísico nem está embasada em uma predestinação celestial, mas na predestinação imediata. O poder da fé revela as soluções para todo tipo de adversidades; soluções no próprio mundo. A fidelidade institucional continua tendo sua importância, porém com um caráter voltado à personalização das figuras hierárquicas, como pastores e bispos. Trata-se mais dos sujeitos envolvidos, tanto dos pregadores quanto dos crentes, do que de uma tradição ritualística em si (Duarte & Carvalho, 2005).
A religião é uma prática social pública de indivíduos com os mesmos costumes, crenças e valores morais
Com o trabalho de capacidades, como a paciência e a reflexão, fica muito mais fácil se preparar e se tornar mais responsável e disciplinado. Assim, todos nós saímos ganhando e as crianças podem contar com um desempenho escolar muito mais satisfatório, além de estarem devidamente preparadas para todos os momentos de suas vidas. A maioria dos jovens — e, porque não, dos adultos também — tem sérios problemas com adisciplina. Ainda que isso não seja intencional, é comum termos dificuldades de organização e execução de tarefas no prazo estipulado. Isso pode, a curto e longo prazo, prejudicar vários aspectos de nossas vidas, como o âmbito pessoal, acadêmico e profissional.
A sociedade passaria a olhar o mundo não mais a partir de Deus, mas a partir de si mesmo. As práticas religiosas públicas eram impostas ao indivíduo pela sua condição social de pertencimento a uma cidade, portanto eram foco de sua identidade cívica. Ou melhor, diferentemente de hoje, um romano não possuía uma identidade religiosa que pudesse distingui-lo da sua identidade como cidadão ou como membro de uma família. Evidentemente, a boa vontade dos deuses era necessária para que qualquer público fosse bem-sucedido. Isto era garantido pelos rituais básicos às divindades protetoras da comunidade e do Império e pelas promessas de construção, conservação e manutenção dos santuários públicos e da realização regular de sacrifícios e outros rituais específicos. Era uma espécie de acordo contratual perante o qual cada parte deveria cumprir o seu papel.
Educação, Ciências e Religião
Com a queda do império romano, é através do cristianismo que se mantêm os principais pilares da civilização ocidental, seja material ou intelectualmente. No período da Idade Média, os mosteiros são fontes do reservatório cultural e intelectual da sociedade, e é por meio da teologia que surgem os primeiros centros acadêmicos que virão a tornar-se as universidades na Europa. A sociologia compreensiva orações formulada por Weber se contrapõe ao determinismo econômico ao enfatizar que nem sempre as diversas esferas da vida social derivam (ou estão subordinadas) da estrutura econômica de uma sociedade. Há casos em que ocorre o inverso, isto é, as ideias, valores éticos e concepções de mundo (ou seja, as representações sociais) podem desempenhar um papel crucial na produção da vida material.
Comportamento de manada: o cérebro humano é capaz resistir à opinião da maioria?
Não obstante, a religião é um elemento fundamental da sociedade e da experiência humana. Discutem a relação entre religião e homicídio na população hispânica em territórios de imigração nos Estados Unidos. Os autores ressaltam que quando os bairros se formam aleatoriamente, sem que os moradores tenham algum nível de conhecimento e relação anterior, eles não se constituem como uma comunidade moral e deixam seus membros mais expostos à violência. Em tais circunstâncias, grupos religiosos locais atuam de forma eficaz na regulação da vida comunitária. Para esses autores, a religião tem função fundamental nos sistemas penais juvenis, pois contribui para proteger a saúde mental, auxilia no desenvolvimento de comportamentos mais ajustados e previne ideações suicidas. Dão destaque à importância dos grupos religiosos para amenizar o isolamento vivido pela população carcerária, dar-lhe conforto espiritual e criar laços para o momento pós-encarceramento.
Cidadania é o nome dado à condição de um indivíduo como cidadão, ou seja, à sua capacidade de conviver em uma sociedade com regras éticas e de respeitá-las em prol do bem-estar coletivo. Isso vale, também, para a consciência não só de seus deveres, mas também de todos os direitos que cada um de nós possui. Por conta disso, precisamos ter uma conversa clara e objetiva sobre o assunto, a fim de desmistificar alguns pontos importantes e demonstrar a relevância e, obviamente, os benefícios de trabalhar a religiosidade no ambiente escolar. Os filmes têm o poder de conduzir os alunos a reflexões de uma maneira sutil e instigante.